Professor Marcos (PT), Camilo Capiberibe (PSB), Dora Nascimento (PT) e Joel Banha (PT) visitam plantio de agricultores da ressaca da Pedreira
Camilo Capiberibe firma compromisso com a Raefap
O candidato ao governo do Amapá Camilo Capiberibe (PSB) participou na sexta-feira 16, e sábado 17, de eventos diferentes de agricultores e reafirmou compromisso da Frente Popular com a Agricultura Familiar no Estado.
Na sexta-feira, Camilo Capiberibe participou em Macapá da Assembleia Anual da Rede das Escolas Famílias Agrícolas do Amapá (Raefap). Na oportunidade o candidato da Frente Popular ouviu relato da situação das Escolas Famílias no Estado. “Hoje a Raefap encontra-se inadimplente porque não é dada autonomia financeira as escolas. Vivemos apenas de convênios”, disse o presidente da Raefap, Raimundo Nonato.
Se a Raefap enfrenta dificuldades para garantir a educação para os filhos dos agricultores, a agricultura familiar está pior ainda. “Na época do Capi nós tínhamos apoio. Hoje nós caímos num câncer. Nós estamos quase morrendo e não temos apoio de ninguém”, desabafou a agricultora Izaura de Souza da comunidade da Conceição do Maracá no Mazagão.
No evento Camilo Capiberibe foi convidado a apresentar as propostas do Programa de Governo da Frente Popular para área da agricultura. Camilo defendeu autonomia financeira para a Raefap e transporte do agricultor para a produção agrícola. “Mas é preciso fazer mais. Vamos modernizar, equipar e dá todo apoio técnico aos agricultores familiares. Vamos criar a Companhia Estadual de Abastecimento do Amapá, para comprar o excedente de produção do pequeno agricultor e garantir o cumprimento da Lei Federal comprando 30% da merenda escolar da agricultura familiar”, garantiu Camilo.
No sábado, Camilo Capiberibe acompanhado da candidata a vice-governadora, Dora Nascimento (PT), do deputado estadual Joel Banha (PT) e do candidato ao Senado professor Marcos (PT), estiveram visitando os agricultores da Ressaca da Pedreira.
Na oportunidade os candidatos da Frente Popular conheceram de perto a experiência dos 18 agricultores que fazem plantio utilizando o Sistema Bragantino, que é uma técnica de cultivo, em rotação e consórcio, das culturas de milho, de mandioca e feijão-caupi.
Apesar do pouco apoio que os agricultores da região têm do governo do Estado, o resultado está sendo satisfatório. “Precisamos apenas de apoio pra melhorar. Hoje 70% do dinheiro do Pronaf disponibilizado para a agricultura familiar está voltando pra Brasília porque o Rurap não tem projeto”, disse o agricultor ao receber como resposta do candidato Camilo Capiberibe, que o governo da Frente Popular dará todo apoio necessário para a execução e expansão do Sistema Bragantino no Estado. “Incentivar o trabalho do homem do campo sempre foi uma das marcas do PSB e PT e vai continuar sendo. O senhor pode contar com agente”, afirmou Camilo.
(Comunicação da Frente Popular PSB/PT)
Nenhum comentário:
Postar um comentário